domingo, 21 de março de 2010

Câncer de colo de útero - Exames periódicos e vacina são a melhor prevenção



O câncer do colo de útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo todo. Ele é caracterizado pelo crescimento anormal de células da parte inferior do útero. A incidência da doença começa a surgir em torno dos 20 aos 29 anos, mas o risco aumenta mesmo na faixa entre 45 a 49 anos. O perigo é que não há sintomas iniciais. Por isso, a importância do exame preventivo periódico, já que é o único meio de diagnosticar a doença no começo.

O colo é a região que liga o útero à vagina. Ele é responsável pela produção do muco que, por exemplo, durante a relação sexual, ajuda os espermatozóides a deslocarem-se em direção ao útero. Na menstruação, é através do colo que a camada interna do útero é liberada até a vagina, e se exterioriza. Quando a mulher está grávida, o colo fica completamente fechado, para abrir-se somente no parto e permitir o nascimento do bebê.

Apesar da extensa faixa de idade que o câncer do colo do útero pode afetar, ele é o que tem mais chance de cura, quando diagnosticado precocemente. O famoso Papanicolau* é o exame preventivo que pode identificar a doença. Ele deve ser feito pelo menos uma vez por ano, a partir dos 18 anos (ou da primeira relação sexual) e até os 65 anos, em média. O HPV, ou vírus do papiloma humano, principal causador desse tipo de câncer, é transmitido sexualmente. Ele causa alterações nas células do colo do útero, que podem se transformar em lesões pré-cancerigenas. Essa células são identificadas pelo exame de Papanicolau.

Hoje já é possível prevenir o câncer de colo de útero com a vacina contra o HPV, lançada recentemente. Mas é importante enfatizar, que ela não protege contra todos os subtipos do vírus. Por isso, o exame preventivo deve continuar a ser feito, mesmo em mulheres vacinadas.

Porém além do HPV, também há outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como o início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros sexuais, o tabagismo, a higiene íntima inadequada e o uso prolongado de contraceptivos orais.

Quando não detectado e logo tratado, os principais sintomas da doença são sangramento vaginal, corrimento e dor.

A melhor maneira de prevenir-se é sempre a camisinha, evitando, assim, a contaminação pelo HPV. Além disso, ter hábitos saudáveis como uma boa de alimentação, não fumar e praticar atividades físicas, assim como uma higiene íntima adequada e a visita periódica ao ginecologista, também são fundamentais para ficar longe desse mal.

Por Dra. Maria Cecília Erthal.
Postado por : Maria Albertina Deodato de Brito , em 21/03/2010, às 19:51hs
Referência: espaçosaudedamulher.blogspot.com/.../cancer-de-colo-de-utero



Nenhum comentário:

Postar um comentário