sábado, 27 de março de 2010

Endometriose e infertilidade


Hoje no Brasil, cerca de 15% da população feminina entre 15 e 45 anos sofre com a endometriose, uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina.

A endometriose também é conhecida como “doença da mulher moderna”, já que seu aparecimento é influenciado pelo padrão de vida feminino atual: a mulher tem menos filhos, engravida mais tarde e, principalmente, é submetida constantemente a um maior nível de estresse.

A endometriose pode causar infertilidade através de diversos mecanismos. Entretanto, é importante ressaltar que nem toda mulher com endometriose apresenta dificuldade de
engravidar. Quando a endometriose acomete as trompas, pode provocar obstrução e impedir o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, assim como dificultar a captação do óvulo pela trompa. No ovário, a endometriose pode interferir diretamente na ovulação. Há também a produção de algumas substâncias pelos focos de endometriose que interferem na liberação e na captação do óvulo. A reação do organismo à endometriose faz aumentar a presença de células de defesa nos locais onde existe a doença, e estas células de defesa podem atacar também espermatozóides e até mesmo o embrião que irá se implantar no útero.

Somente 40% das mulheres com endometriose apresentam problemas para engravidar. Alguns estudos mostram que estas mulheres podem ter uma chance de abortamento discretamente aumentada nos primeiros três meses de gestação. Quanto ao restante da gestação, não há nenhum risco.

Fonte: http://www.pro-criar.com.br/wp-content/uploads/2009/06/Cap%C3%ADtulo-6-Endometriose-e-Infertilidade.PDF


Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário