quinta-feira, 18 de março de 2010

Órgão: Colo de útero

Diagnóstico: Carcinoma in situ e micro-invasor.Colo do útero exibindo epitélio metaplásico com envolvimento displásico de suas camadas. As células parabasais desse epitélio exibem perda total de diferenciação celular, hipercromasia, perda de polaridade, perda da relação núcleo-citoplasmática, variação do tamanho das células (anisocariose), numerosas figuras de mitose, mas estas alterações encontram-se contidas na espessura do epitélio e limitadas pela membrana basal. O córion da mucosa encontra-se cronicamente inflamado.
Em um único ponto (à esquerda), a barreira desta membrana basal foi ultrapassada observando-se um pequeno grupamento de células invadindo, mínimamente, o córion da mucosa o qual se encontra cronicamente inflamado.
Conclusão: Neoplasia intraepitelial cervical (NIC-III) - Carcinoma in situ . Cervicite crônica.


Colo do útero apresentando extensão para glândula endocervical do envolvimento displásico observado no epitélio metaplásico superficial. As células colunares dessa glândula foram substituídas por células parabasais que exibem perda de diferenciação celular, hipercromasia, aberrrações celulares - incluindo gigantismo celular - perda de polaridade, perda da relação núcleo-citoplasmática, variação do tamanho das células e figuras de mitose. Em diversos pontos, a barreira da membrana basal foi ultrapassada observando-se agrupamentos de células invadindo, mínimamente, o córion da mucosa o qual se encontra cronicamente inflamado.
Conclusão: Invasão glandular de Neoplasia intraepitelial cervical - Carcinoma in situ - com áreas de micro-invasão. Cervicite crônica.

Referência bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário