terça-feira, 16 de março de 2010

Cervicite
















DEFINIÇÃO:


É uma inflamação da mucosa endocervical (camada que reveste o canal do colo do útero). Podem ser classificadas em gonocócicas e não gonocócicas levando em consideração o seu agente causador: Neisseria gonorrhoeae ou gonococo (gonocócicas); Chlamydia trachomatis (não gonocócicas).


CAUSAS, INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO:

A cervicite é freqüentemente causada por infecção. Entretanto, em alguns poucos casos, pode ser atribuída a exposição química ou a um corpo estranho, como pessário (dispositivo colocado na vagina para suportar o útero), capuz cervical (dispositivo para controle de natalidade) ou diafragma. Quando há objetos estranhos envolvidos no caso, a infecção ainda é freqüentemente a causa da cervicite. Entretanto, a presença de um objeto estranho pode criar condições que tornam o colo uterino mais suscetível à infecção (áreas irritadas ou inflamadas, aumento de secreção, métodos de inserção anti-higiênicos, etc. )

A cervicite é muito comum. Ela afeta mais da metade das mulheres em algum momento da fase adulta de suas vidas. Há um aumento de risco associado à relação sexual precoce, ao comportamento sexual de alto risco, a múltiplos parceiros sexuais e a antecedentes de doença sexualmente transmissível. O risco também é maior quando se tem um parceiro com comportamento sexual de alto risco ou que já tenha tido uma doença sexualmente transmissível. A gonorréia, a clamídia e a Trichomonas são geralmente consideradas doenças sexualmente transmissíveis que podem causar cervicite. O herpesvírus (herpes genital) e o vírus de papiloma humano (verrugas genitais) são duas outras doenças sexualmente transmissíveis que podem causar cervicite e alterações no exame de Papanicolaou. Organismos como estafilococos e estreptococos também podem causar cervicite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário